RESTAURANTE LUSO – CENTRAL
Fundada em 1790 vale a pena ir ver a recuperação da sua bela fachada recuperada pelo arquiteto Norte Júnior em 1916.
José Pedro da Silva, um antigo funcionário do famosissímo e vizinho “Nicola” , que cuidadosamente servia poetas e intelectuais, decide ele próprio entrar no negócio da restauração.
Inicialmente este local chamou-se “Botequim das Parras”, e as histórias do poeta Bocage funcionavam como chamariz do estabelecimento “Rival”.
Em 1808 a retirada das tropas napoleónicas de Lisboa gerou uma celebração imensa por toda a cidade, que se iluminou a rigor para a ocasião. Mas foi o “Botequim das Parras” quem mais se destacou com iluminações festivas até então nunca vistas, que iluminavam a escuridão noturna habitual de Lisboa.
O botequim, cujo nome se deve à decoração do teto com cachos de uvas e folhas de videira, funcionou até 1850, sendo em 1916 substituído pela Leitaria Central, famosa pelas cabeças de vaca esculpidas na sua cantaria e mais recente (década de 50 do Século XX ) pelo Snack-bar Pic-nic. Segundo o “Diário de Lisboa” de 03 de Novembro de 1969, o primeiro Snack-bar do país surgiu aqui neste local.